O Valor da Sabedoria
A Grécia é tema de debate a nível europeu pela falência “técnica” da sua economia. De facto, em Portugal, não se fala noutra coisa pelo simples facto de, no ar, pairar o augúrio comparativo das duas economias. Por muito que os nossos dirigentes se esforcem em paliar os fatídicos desígnios, a verdade é que poucos portugueses acreditam que um destino distinto nos espera. Por vezes, estas conjunturas históricas fazem-nos pensar em como os acontecimentos não são mais que reflexos da evolução dos modos de vida que o tempo vai transformando. É incrível como uma Europa, por fim forte e unificada, se veja com a inglória tarefa de tentar manter vivo o ser que lhe deu vida, onde nasceram as primeiras civilizações europeias. Isto faz-nos pensar em, qual é o verdadeiro valor de um país? Vale pelo valor da sua economia? Pelo valor da sua indústria ou turismo? Vale pelo seu sistema bancário? É interessante perceber que, com o cada vez mais aparente final do ensino da filosofia, se desmorone o país onde o “amor pela sabedoria” nasceu e lhe deu asas.
Quanto valem Platão e Aristóteles? Talvez Pitágoras possa fazer a conta. Quanto valem Homero, Plutarco ou Esopo? Quanto valem os socráticos, os pré-socráticos, os pitagóricos ou os sofistas? Que seria do idealismo alemão sem eles? Existiria Kant sem Platão? Haverá dinheiro que pague esta herança? Podemos ir mais longe. Que seria do Louvre e do British Museum sem o desfalcamento de uma nação que, do mesmo modo que o Egipto, foi arrasada pela cobiça de Napoleões ou Nelsons? Podemos contabilizar a dívida contraída a um banco internacional que, quanto mais um país se afunda, mais lhe é aumentada a taxa de juro. Podemos contabilizar o estrago obtido pela negligência de políticos incompetentes e corruptos que, sem culpa dos seus concidadãos, levam uma nação à ruptura? Podemos ainda criticar aqueles que, como nós, dependem de outros estados para a sua sobrevivência?
O que realmente não podemos avaliar, nem pagar, é a herança que nos foi transmitida pois, essa, é de um valor superior a qualquer dívida ao FMI. Qual é afinal o valor do sabedoria?
Sem comentários:
Enviar um comentário